Tutorial-Compassos e Fórmulas

As batidas de uma música formam grupos -- mais comumente, grupos de dois, tres ou quatro. A primeira batida de cada grupo é sentida mais forte do que as outras. Quando estes grupos são escritos, uma linha vertical é posicionada no fim de cada grupo:



Os grupos são chamados compassos, e as linhas verticais são barras de compasso. Lembre-se que é a primeira batida de cada compasso, a batida depois da barra de compasso, que é percebida mais fortemente que as outras.

No começo de uma peça musical existe uma fórmula de compasso. Neste módulo usaremos três fórmulas de compasso: 2/4, 3/4 e 4/4. O número de cima mostra quantas batidas existem num compasso. O número de baixo mostra que tipo de batida eles serão. Batidas de semínimas são representadas pelo número 4:



4/4 também é simbolizado por C. No entanto C não é a letra C maiúscula: é um símbolo que vem de um tempo quando a grafia de fórmulas de compasso era bem diferente. 

Uma barra de compasso pode incluir notas mais longas ou mais curtas que uma batida, desde que a soma de todas as notas dentro do compasso totalizem o número de batidas especificado na fórmula do compasso. Todos os compassos abaixo usam valores que já foram vistos antes:

Fonte: http://my.opera.com/rbarbieri/blog/2007/06/06/modulo-1-compassos-e-formulasPara o leitor: Jonatas